História da Biologia no Ensino Médio Por Miler Pereira.


     A História da Ciência, nas últimas décadas, é apontada pela literatura especializada como um recurso pedagógico apropriado para ensinar conteúdo científico atual e abordar aspectos da natureza da ciência na sala de aula. Este trabalho trata dos aspectos motivacionais e emocionais nos alunos frente ao uso História da Ciência como uma ferramenta para promover discussões sobre a construção do conhecimento científico e para trabalhar o conceito de reprodução animal concentrando no estudo do desenvolvimento de método experimental em investigação de seres vivos. Clique para obter o artigo na íntegra 



Entenda de vez o Currículo do Estado de São Paulo. Por Mayla Campana
 
     Para apoiar o trabalho realizado nas cinco mil escolas estaduais, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo desenvolveu, em 2008, por meio da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica, um currículo base para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino.

     Além desses documentos, o Currículo do Estado de São Paulo se completa com um conjunto de materiais dirigidos especialmente aos professores e aos alunos: os Cadernos do Professor e do Aluno, organizados por disciplina, de acordo com a série e ano. Neles, são apresentadas Situações de Aprendizagem para orientar o trabalho do professor no ensino dos conteúdos disciplinares específicos e a aprendizagem dos alunos.
   
Bom Trabalho! 
Este Material foi cedido por Vanderley Aparecido Cornatione (PCNP DE Osasco) 
 e adptado por Mayla Campana (PCNP Sul 2). 










 

 

 


 

 

 






 


Escolas de Tempo Integral da Região de Carapicuíba realizam o 1º Desafio de Matemática das Oficinas de Experiências

No último dia 22/10/2012, foi realizado na Diretoria de Ensino da Região de Carapicuíba, o 1º Desafio de Matemática, das Oficinas de Experiências Matemáticas envolvendo as três escolas de Tempo Integral da Região que são EE Edgard de Moura Bittencourt-Des, EE Fernando Nobre e EE Paulo Idevar Ferrarezi. Professores de Experiências Matemáticas e Equipe Gestora estiveram presentes neste dia com 12 alunos  do Ciclo II do 6º ao 9º ano, para participarem da final do 1º Desafio que consistiu na formação de chaves entre alunos das três escolas para jogar Batalha Naval.O jogo foi utilizado com o objetivo de despertar nos alunos o gosto pela matemática, utilizando para isto uma forma diferenciada de trabalhar o conteúdo de Coordenadas Cartesianas, Leitura e Interpretação de Gráficos e Tabelas, além do desenvolvimento de estratégia com foco em um objetivo comum.

Eu gostei de jogar porque a pessoa tem que ser muito ágil e tem que ter estratégia...” disse o aluno Patrick de Jesus da EE. Edgard de Moura Bittencourt-Des.




Quer ver sua escola aqui? 

É Fácil! é só mandar uma email para nós solicitando a

inclusão que divulgamos seu material.  Leia o regulamento para saber mais.  
divulgue seu trabalho

Sua Escola aqui

Mande para nós os projetos que tiveram sucesso entre seus alunos...

 Sua Diretoria de ensino Aqui ...

Quer divulgar os trabalhos de sua D.E. mande seu material que nos publicamos pra você...  


Propaganda é a alma do négócio ...
"Pessoas Felizes não dão trabalho"